1° : Encontra-se:
Quem nunca sonhou se dar bem com os outros, onde podemos dizer tudo, ouvir tudo, comprender-se? Infelizmente, isso é impossivel porque o nosso mundo interior é fechado, ninguem entra, cheio de sentimentos, de experiencias, de pensamentos, .. A gente semos mais do que a gente queremos o dizer, comunicar. Essa riquesa interior não nos tras nada mas compartilhar essa riquesa, ajudanos a crescer, a divertimo-nos.
2° A expresão do nosso mundo:
Comunicar é exprimi-se o nosso mundo interior, mas so uma fração, um reflecto desse mundo.
Imaginamo-nos uma cadeira que esteja metida atras da gente e que a gente so vê que a sua sombra. Verdade, a gente reconhece a cadeira quase todas as vezes, mas que dizer da cor dela, é rija ou mole, tem almofada ou não, do que ela é mesmo? A comunicação é parecida com a sombra desta cadeira: exprimimo-nos uma parte do que a gente somos mas nunca completamente.
3° Tudo o que se passa:
A comunicação não é em nenhum dos casos o equivalente o que a gente temos na cabeça: os nossos pensamentos, as nossas ideias, os nossos sentimentos, valores, os nossos sonhos.
Ela limita-se ao que a gente somos capazes de compartilhar com alguem.
A comunicação é o que a gente mete em comum: compartilhar um momento, confrontar as ideias, as emoções ou projectos, enfim tudo o que se passa com alguem. Isso não tem nada de facil, se a gente se imagina a confrontação de dois mundos cheios de anos de experiencias, de chumbos, de coisas conseguidas, de vontades, de pensamentos diferentes.
A gente vai se limitar a comunicação ao que se passa concretamente entre duas ou mais pessoas na situação de se ver: é um conjunto de mensagens vistas e ditas por toda a gente. A comunicação é visivel e descriptivel.
4° A comunicação é concreta:
Esta chegada da comunicação quer-se antes de tudo questionada, centrada sobre os estudos dos sobre os factos: Que se passa quando a gente comunica com alguem? Quais são os mecanismos que são feitos?
Quando a gente observa duas pessoas que comunicam, a gente néao temos nenhum poder para sabermos o que lhes passa na cabeça, quais são os seus projectos e os sues pensamentos. Mas a gente pode descrever, e isto de maneira correcta quando é uma situação simples, o conjunto das mensagens que elas se transmitem.
Esta descripção nos leva a uma uma interpretação, uma analise que da sua vez nos ajuda a tirar conclusões mas nunca vai fazer que a gente traduza.
A definiçéao e a analise das mensagens podem ajudarmos a comprender o que se passa na vcabeça do interlocotor e sobre tudo na nossa, para comprender os nosso pensamentos e as nossas émções, a ligar os percursos mentais e o vivido corporal.
Augmentar a nossa capacidade a comprender as mensagens que a gente emete e que a gente recebe é uma das chaves que nos leva a uma melhor comunicação. Isto, bem evidente, não saberia mudar o trabalho introspectivo (saber quem somos realmente). E isso leva-nos a ter um olhar sobre a gente mesmo e sobre os nossos mecanismos internos e a autorisação de se meter em questão positivamente.


1 comentário:
É, escrito assim até q parece mt fácil... conhecermo-nos mutuamente para uma melhor compreensão, sabermos quem somos para perceber melhor os outros, mas nem sempre é assim.
Quantas vezes nos entendemos às mil maravilhas com alguém q acabamos de conhecer e dps à medida q nos vamos conhecendo melhor descobrimos q afinal n temos nada em comum e q temos dificuldade em falar de certos assuntos...ou aquela pessoa q nos inspira confiança, com quem achamos q podemos desabafar e com quem nos desiludimos pela falta de sensibilidade q essa pessoa demonstra ao nos ouvir...a quantidade de vezes q somos mal interpretados por amigos q já nos conhecem tão bem, mas só pk naquele dia não estão nos seus melhores humores, n aceitam o conselho q no dia anterior insistiam para q lho dessemos...
E que dizer da pessoa q em frente a uma multidão é um comunicador excepcional e q dps é o maior xato da paróquia numa conversa banal...
Para mim o essencial da comunicação é o respeito mútuo, o saber ouvir e o não querer q as palavras q nos dizem queiram dizer mais do q na realidade dizem.
A comunicação por vezes é dificil, pk por norma somos complicados.
Acho q acabei por baralhar td e n responder ao q escreves, mas...na ligues.
Vamos comunicar, boa?
Beijoka,
maria
Enviar um comentário