Ele tem hoje 8 anos mas a vida dele ja é longa.
Conheci este menino pelo um documentario que o pai dele, cinéasta, réalisou.
Lou tem uma doença muito rara que so uma pessoa sobre 10 milhiões a tem. Essa doença chama-se dysplasie Septo-Optique ou Syndrôme de Morsier. O Lou é cego de nascença e agora estão a certifica-se que ele tambem é autista.
Eu que vi o video sai de la doente, fiquei muito emocionada. Este video retraça a vida do Lou dos 0 aos 6 anos, vista pelo pai. Vê-se a évuloção do Lou, mas tambem admira-se a grande paciência que uma mãe pode ter.
Lou tem duas irmãs mais velhas que se viu muito pouco na video, fiquei com a impressão que conhecia uma delas. Uma vez que o filme acabou-se vimos o ponto de vista das irmãs e da mãe e foi ai que a minha cara caiu ao chão, a minha impressão confirmou-se, se ja tinha ficado emocionada com o filme, quando vi a Mathilde fiquei mesmo sem palavras.
A Mathilde é uma amiga minha, que mora com a sua mãe, ela ja me tinha dito que tinha dois meio-irmãos mas nunca pensei nesta situação...
Quinta vejo-a e o filme calha na conversa e então ela explica-me bem a doença do irmão dela, fiquei mesmo sem palavras.
Ela perguntou-me se eu queria conhecer o irmão dela, coisa que não recusei e na sexta feira fui com ela a casa do pai dela e ai vi o Lou.
Ao principio ele teve um bocadinho medo, porque não me conhecia mas logo depois de 15 minutos ja estava todo contente a falar comigo.
Foi uma coisa que me tocou, conheci o menino pelo um documentario e nunca me tinha dito que ele era o irmão de uma amiga minha, é verdade da que pensar.. ainda hoje o penso.. e o nosso encontro foi uma magia que nem vos sei explicar, deu-me tanto em tão pouco tempo.. e ele é tão lindo. Foi do pai dele a frase seguinte: "Sou mudo da tua confiança cega..." e ela era dirigida ao seu filho :)
Deixo-vos algumas fotografias dele com a autorisação dos pais dele.
A ti meu Lou muitos jinhos e um grande Xi com muito carinho.





3 comentários:
Vania o mundo é tão grande e ao msm tempo tão pequenino q nos traz surpresas destas...
Conheço o Lou pelas tuas palavras e pelas fotos q deixas...tem uma carinha de malandro, mas é uma ternura.
Lamento pela sua doença.
São estas coisas q nos fazem pensar pk nos queixamos tanto da vida qd temos quase td de bom q ela nos oferece...
Um beijo enorme ao Lou e a todos os Lou's deste mundo.
Beijo para ti e bigada pela partilha,
maria
Hum!
Eu digo tanta vez que "se olharmos para o lado" encontramos sempre coisas e casos piores!
As nossas preocupações e dificuldades diárias parecem-nos tão ridiculas quando vemos e ouvimos e sabemos destas situações, não é?
Dizer o quê?
Revoltar-me contra a minha impotência?
Revoltar-me contra a injustiça de uma situação destas onde não há a quem culpar?
Revoltar-me, pronto!
NÃO É JUSTA! Esta assim como outras situações análogas.
1 xi-coração por mostrares/Kok
Deparo-me muitas vezes com situações assim, que como a ti, me tocam demasiado. O mais impressionante é o que aprendemos sobre nós destas situações. Pensamos que sabemos muita coisa, que somos felizes e que só há uma maneira de ser feliz. Mas não... há pessoas diferentes, com menos que nós (é a nossa perspectiva) mas que, ainda assim, irradiam uma alegria imensa e oferecem-nos coisas indescritíveis. Como tu dizes tem uma magia especial... cabe-nos a nós procurar essa magia. Foi o que tu fizeste. Nunca mudes princesa, continua a ser essa pessoa linda que és!
Beijinhos grandes :)
Um beijo especial para o Lou e para a família dele!
Enviar um comentário