segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O dia do reencontro

Há mais de um mês e meio que todos esperavamos este sabado.
Pela primeira vez, os monitores e as pessoas defiences reencontramos-nos depois das viagens que tivemos juntos.
Sei que não devia escrever este post antes do post de "Ambly Setembro" mas sendo que a emoç=ao do dia ainda está em mim prefiro a compartilhar.

Tudo começou pelo o reencontro dos monitores antes que as pessoas deficientes chegassem. Metemos as conversas em dia, fizemos algumas fotografias, lembramos-nos de algumas aventuras que passamos isto tudo na alegria mais completa. Bem diz o meu chefe que a nossa équipa de monitores não dá para desfazer-la facilmente.

Depois e devagarinho, as pessoas deficientes começaram a chegar e pela minha alegria foi o grupo com quem eu fui de viagem em Julho que chegou em primeiro. Fiquei super contente de os rever e foi com orgulho que eu vi que eles não esqueceram-se do meu nome. Sendo que são deficientes mentais, eles esquecem facilmente os nomes prinicipalmente pessoas que eles não vêem todos os dias. Deixei-os chegar até a mim, comprimentei um por um com um grande sorriso tanto era a minha felicidade de os ver. Infelizmente vi uma que vinha em cadeira de rodas, regressou na sua deficiencia :( Ela que andava tão bem e que só tinha uma atéla no joelho, tive pena de a ver na cadeira de rodas, mas depois ao falar com ela e com a educadora vi o porquê de ela ter regressado agora veremos se volta ao mesmo estado que tava em Julho.
O que ainda não disse é que a gente tinhamos o encontro num primeiro andar e não sei quem organisou as coisas mas não havia elevador nem nada para subir as pessoas em cadeira de rodas.
Mas como temos uma équipa forte e unida, lá conseguimos subir a malta toda.

Os grupos e familias vinham a chegar aos poucos e poucos e verdade que cada vez que algum deficiente que eu conhecia entrava eu largava tudo para o ir comprimentar. Malditas saudades lol
Fui sabendo das evoluções de cada um, falei com as familias, trocamos impressões das viagens e da volta ao dia a dia.

O momento mais émovante para todos foi quando o meu chefe disse o discurso, onde ele élogiou todos os monitores pelo o trabalho feito, ele agradeceu as familias e instituições de nos fazer confiança e sobretudo as pessoas deficientes pelas excelentes viagens que fizemos. Depois seguiu as fotografias de cada viagem, os deficientes quando se viam nelas, via-se as pequenas estrelas iluminarem-se nos olhos deles e com orgulho eles comentavam as fotos que viam. Quando os ouviamos, tanto eu como os outros monitores, sentimos fierdade do trabalho que fizemos até hoje, sobre tudo eu que fui a fotografa de duas viagens.

Depois continuamos a comer, dançar, falar, etc...

Voltei para casa com o grupo de deficientes que foi comigo em Julho porque eles estão mesmo aqui ao pé de casa, eles estavam todos contentes porque vinha com eles e que iria visitar a instituição onde eles vivem. Sendo que agora sei onde estão, brevemente irei lhes dar uma vizitinha :)

Como a gente dizemos em équipa 'eles são os nosso filhos durante as viagens, tudo o que queremos é que eles sejam os mais felizes do mundo'. E hoje ao os rever, pude ver essa felicidade em cada rosto :)

Sem comentários: