sexta-feira, 20 de março de 2009

Manifestação

Ontem fez um ano que houve a circular que foi assinada pela a maioria dos partidos politicos, só nos falta a assinatura da nossa famosa ministra que só nos manda pó para os olhos e não faz nada. Essa circular pretende melhores condições de vida para os refugiados, para as pessoas que esperam pelos papeis sabendo que elas ja tiveram a confirmação da justiça que iriam ter os papeis só que em quanto elas não os tem estão sempre em risco de serem expulsas. Quando essas pessoas estão no processo de serem expulsas são metidas no centro 127 bis ou o centro de Bruges, onde eles são maltratados, estão sem condições de vida durante o tempo que esperam o reencamento para o país deles. As pessoas que não estão nessa situação, dirigem-se ao centro do Petit Château ou ao Fedasil (subvencionados pelo o Estado), onde eles têm lugar para dormirem e onde eles podem ficarem até saberem se podem ou não ficarem na Bélgica, ora a gente (pessoas com papeis) fizemos a experiencia de irmos lá como se fossemos uma pessoa sem papéis e eles dão-nos um numero e dizem para lá irmos no dia seguinte e assim de seguida. Já vi familias dormirem lá em frente porque não têm onde ir e pergunto-me como eles comem?
Sendo estas situações que ainda são as mais simples porque há muitas mais e muito mais complicadas, o Governo decidiu de fazer essa circular para ajudar estas pessoas, porque já houve infelizmente crianças que morreram de frio mesmo a frente desses centros e eles tinham lugares vazios...

E como depois de um ano a nossa ministra do asilo é a unica que não quer assinar (mesmo a extrema direita, assinou), estudantes, professores, sindicatos, associações, ONGs, população 'belga' e os sem papéis, decidimos fazer uma manifestação no dia que fazia um ano.

Tudo passou-se bem eramos 1500-2000 pessoas ao meio dia a frente da Bourse um dos pontos principais da manifestação. Eramos pessoas de Bruxelas, da Flandre e da Wallonie, todos juntos e para mostrar-mos que podemos ser unidos.

Depois da Bourse, fomos a praça da Moeda onde havia actividades com os sem papeis.
Daí fomos até à estação Central (dos comboios), ao partido do P.S., ao Palácio da Justiça, ao pequeno sinto de Bruxelas, ao escritorio da ministra, a estação Schuman (dos comboios), ao Parlamento Européu e acabamos a nossa volta na Universidade Livre de Bruxelas onde havia um festival. Bloqueamos Bruxelas ao nível do transito nas horas de ponta, a policia acompanhou-nos sempre e não houve problémas. Hoje todos os jornais tinham na primeira pagina as nossas aventuras. Até sorri quando li um journal que dizia "A manifestação passou-se tão bem que havia momentos que para além de festa e convivio que havia, parecia um passeio em Bruxelas a pé."

Sábado havera réunião com os ministros, veremos o que irá dar ;)


1 comentário:

Luísa disse...

Boa sorte!
A situação social também está em crise e não me parece que alguém de poder esteja interessado em resolver essa crise!
Boa sorte!
Que a tua voz se faça ouvir bem alto pela europa fora!

Beijinho terno!