terça-feira, 7 de abril de 2009

Emocionada

Ontem a noite telefonaram-me para pedirem-me que eu fosse ajudar hoje na ocupação dos sem papeis na universidade. Já lá tinha  ido duas vezes mas hoje passei mais a acção, ocupei-me mais de tudo o que é medicamentos com uma amiga que trabalha na farmácia até quando houve um momento houve uma mãe que chegou lá com o seu filho de 4 meses, todo encarnado, cheio de fevre, tava mesmo mal. Lá conseguimos acalmar os dois até que a cruz vermelha chegase.
Entre tempos fui dar uma volta onde os sem papeis estão e aí vi sofrimento do grande. Há mais de 40 dias que eles decidiram de fazer greve de fome e há 3 e 4 dias que alguns começaram com a greve da sede. É verdade que quando lá cheguei fui logo avisada que ia ser duro de afrentar a realidade.
Mas o que mais me custou foi quando ouvi que um conhecimento telefonou a um médico só para ter uma informação de como agir com um que está a frazer greve da fome e da sede e que lhe doia os rins, esse médico disse "A gente recusa em ajudar, se quiserem morrer que morram". Isto vindo de um médico, há um grande problema e pergunto-me que faz ele da deontologia? Quando teve o diploma ele não jurou que ia salvar vidas? Que faz ele quando há pessoas que tentam de se suicidar? Perguntas sem resposta...
Eles não pedem muita coisa, só pedem as bases de uma regularisação. 
Veremos o que o futuro nos dira...

Sem comentários: