sexta-feira, 8 de maio de 2009

SP - O dia a dia

Boa noite à todos. 

Hoje finalmente consegui tempo mas sobre tudo coragem de vir-vos contar o que tenho vivido estes ultimos tempos. Como a maior parte de vocês sabe desde Octubro ando a apoiar os sem papéis (clandestinos) em 1° por culpa do codigo déontologico, em 2° por habituação e por ultimo porque aprendi a gostar de fazer o que eu faço.
Não é facil quando se vai a uma ocupação sair de là sem ficar a pensar na situação deles, no que se pode fazer...

No ultimo post que eu escrevi aí falava do menino de 4 meses que estava bastante mal. Hoje está muito melhor, adora quando eu vou ter com ele, dá-me grandes sorrisos e tenta falar-me. Tenho comentado no msn com dois amigos meus a situação deste menino e sem eu o preceber-me comecei a nomear-lo como 'o meu miudo de 5 meses'. Podem ver que eu habituei-me a ele, aliás quando chego la, é a primeira visita que eu faço é ir ver o menino e a mãe dele. 
Mas mal eu entro lá, tenho sempre uma das meninas de 2 anos que está a minha espera e vem sempre a correr ter comigo par me dar um grande abraço.

Eles ao todo são 525 pessoas e 18 dentre delas são crianças com menos de 12 anos. Eu tenho trabalhado com um publico de 55 pessoas, as mulheres et as crianças. 

Tenho participado a hora de cultura marroquina onde há musica, onde falamos sobre as tradições. Tenho de servido de ouvido mas mais especialmente tenho trabalho a tecnica do espelho (refletar o que a outra pessoa diz), todos os dias tomo o meu lanche com eles com um belo cházzinho. Tenho aperfeitoado o meu espanhol com os Equatorianos e até tenho conseguido desenrascar-me em Inglês com os Iranianos. Com os miudos tenho feito diversas actividades, jogos mas sobre tudo tenho organisado o jantar deles já que os adultos estavam em greve de fome... Mas o unico dia que posso os acompanhar ao jantar é as terças porque nos outros dias a mesma hora tenho aulas e quando vou aos jantares é sempre uma festa, temos la um Darbuka e sempre toco um bocadinho e eles dançam e cantam todos contentes. 
Dizem que eu sou um bocadinho de oxigénio paras as mulheres como para os miudos, que tenho boa imaginação e com o nada consigo sempre fazer algo que dê para divertir a malta.

Uma ou duas vezes  por semana, dou a volta nos homens, para saber se está tudo bem, se precisam de algo e sobre tudo para da a Vitamina B. Algumas vezes sou chamada para fazer um penso ou para desinfectar uma ferida, sendo que sou uma das unicas que tenho qualificação para tal.

Eu até tenho-me divertido com eles, porque antes de tudo são pessoas como eu ou algum de vocês e há muitas infinidades que se criam. Claro que têm os seus altos e os seus baixos mas na situação deles quem não ficava assim?

Ainda me lembro a três semanas, quando eu dava a Vitamina B, parei para falar com um grupo das mulheres quando há uma que começa a chorar ao explicar-me uma siuação e quando olho paras as outras vi que também estavam no mesmo estado e nesse momento comecei a 'brincar' com elas a dizer parvoices e tal, finalmente ao fim já não choravam mas sorriam. 
Na minha opinião, eu e toda a equipa que estava e está presente a ajudar, aprendemos muito que seja ao sistema humanitario, sistema psicologico mas também no saber viver. Que vocês têm de imaginar que a gente não temos condições nenhumas. Na outra vez tive de fazer um penso para uma queimadura de 2° grau e quando estava a fazer a bandagem vi que não havia nada para agarrar essa bandagem... Sem esquecer que não há muitas condições sanitarias e tudo o resto.
O medico que está la com a gente disse uma vez: "A gente estamos numa mesma situação que um campo de gerra, não temos nada e ainda conseguimos fazer milagres." 

E têm-me perguntado como aguento de ajudar a situação que é critica e com tão poucas condições. Eu respondo para mim o que me importa é que eles estejam bem, um sorriso, um abraço, um carinho deles para mim é a melhor recompensa que possa existir. E la nissoo tenho sido bem compensada, para eles é como se eu fosse da familia deles. Entrei la como professional saio de la como amiga... Não devia mas ha afinidades que se criaram... e depois quando a gente disse-se eu vou la uma hora e depois venho-me embora, podem ter a certeza que ficamos la no minimo três horas lol e não sou só eu é toda a equipa que reage assim. 

Acho que ja saiu testamento mas ao menos vocês sabem o que tenho vivido quase todos os dias. No dia que a ocupação acabar vão-me ver chorosa como sempre lol

4 comentários:

Vanda disse...

Que GRANDE trabalho!!!!

acatar disse...

parabéns pela dedicação e amor ao próximo

Luísa disse...

Boa sorte, menina pequena grande mulher!
Beijinho com muita admiração pelo teu trabalho e dedicação,
Luísa

Susana Falhas disse...

Boa tarde, Vânia!
Em nome da Organização da Blogagem Colectiva “Aldeia da Minha Vida” quero agradecer-lhe a sua participação na qualidade de leitor(a) e de eleitor(a) pelo seu contributo para o sucesso da mesma!
O nosso bem haja!
Dia 30 de Junho serão publicados os resultados.
Cumprimentos,
Susana Falhas
www.aldeiadaminhavida.blogspot.com