terça-feira, 30 de junho de 2009

Adeus S.P.

Sábado passado, eu e a equipa de ajuda aos Sem Papéis fomos convidados para o jantar do Adeus.
Se há mais de um mês, que a promessa dos 'nossos' SP terem os papéis nos foi dada e que vagarinho vemos eles a irem-se embora com os papéis (o que queriamos), reciavamos por o momento do Adeus.
Fiquei três semanas sem la ir por causa dos exames e no sábado quando la cheguei fez-me um choque, dos 725 SP, só lá estavam ainda 50-60 (não tive coragem de contar exactamente quantos eram). Fiquei uns 10 minutos a olhar para a sala de desporto (onde quase todos dormiam) que estava quase vazia, fui olhar nos outros lugares antigamente ocupados pelas mulheres e as crianças, já lá não estava ninguém.
A mim fez-me um choque, mesmo se fico contente por eles tenho aquele lado que habituei-me a eles, sempre foi 9 meses de combate, 8 meses onde os via varias vezes por semana.
Mas como habito fui bem aculhida, bebemos um chá, falamos, dei ainda alguns conselhos.

Depois chegou o resto da équipa, vieram com os braços carregados e mal a equipa chegou foi tudo ajudar e instalamos o comer para o jantar. Como tava calor decidimos comer na rua em cima na relva, estendemos varias toalhas seguidas uma da outra para fazer uma mesa gigante. Tinhamos uma mesa onde tinhamos o comer e cada um servia-se.
Sentados, comiamos e bebiamos. Lembramos-nos destes 9 meses de combate onde passamos tanto eles como a gente. Depois houve a hora das fotografias (claro que ela não podia faltar). Eu como sempre tinha a minha máquina fotografica comigo e havia mais duas ou três, divertimos-nos a tirar fotos para um dia mais tarde nos lembramos.

E foi assim que para eu e a équipa acabou o nosso combate onde pude ser enfermeira, animadora, assistente social, médica, ajudate, animadora, cozinheira, éducadora, escutadora...
Aprendi a trabalhar em condições de guerra, a trabalhar sem condições para tal, aprendi a ser coração de aço quando tive de o ser, a não mostrar as minhas emoções.
Acho que sem contar as noites que não dormi por causa do assunto, o que retiro é quase tudo positivo e aqui falo do lado humanista. Porque no lado politico ainda há muita coisa para mudar.

Agora a pergunta que ficou no ar na équipa é 'Para quando o próximo trabalho numa ocupação juntos?'
E é essa a pergunta que deixo no ar porque sei que infelizmente havera muitas mais como ainda há hoje. Quando sentirei-me de ataque, avancerei para outra e desta vez irei tentar aplicar-me menos sentimentalmente porque quando é a hora da separação, doi.

Dia 4, arranco para o meu outro projecto que é 'as férias das pessoas deficientes' :)

2 comentários:

maria disse...

Cumpriu-se então o teu desejo...o teu trabalho...

Se eles lá estavam para obter os papéis, depois de os terem é normal que vão embora...podes sentir saudades, mas era inevitável que fossem embora, afinal foi para isso que trabalhaste.

Devias estar feliz :)

Dia 4 vais para onde??? Vaio pegar na moxila lol

Beijinhooos :)

Susana Falhas disse...

Olá!

A blogagem da Aldeia da Minha Vida foi um grande sucesso, graças à sua participação e divulgação.

Convido-o(a) a participar na próxima blogagem de Julho “ Férias na Minha Terra”.

É uma oportunidade única para demonstrar a todos que vale a pena passar férias no nosso país, especialmente na nossa querida terra, seja ela aldeia, vila ou cidade.

Inscreva-se e mande o seu texto até 7 de Julho para o seguinte e-mail: aminhaldeia@sapo.pt

Para premiar a sua participação, vamos atribuir ao melhor post um fantástico prémio e ao melhor comentário também.

Muito obrigado pela sua atenção!

Votos de um feliz dia!

Susana Falhas